Lumbini - o local de nascimento de Gautama Buda

Lumbini - o local de nascimento de Gautama Buda



We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

>

Lumbinī é um local de peregrinação budista no distrito de Rupandehi, no Nepal. É o lugar onde a Rainha Mayadevi deu à luz Gautama Buda. Lumbini tem vários templos, incluindo o templo Mayadevi e outros. Também localizado aqui está o Puskarini ou Lagoa Sagrada, onde a mãe do Buda deu o mergulho ritual antes de seu nascimento e onde ele também teve seu primeiro banho, assim como os restos do palácio Kapilavastu.


Lumbini: o local de nascimento de Siddhartha Gautam Buda

Muitas pessoas pensam que Lumbini faz parte da Índia, mas este lugar sagrado do budismo está, na verdade, localizado na região oeste do Nepal. Fica a 322 km de Kathmandu, a capital do país. Lumbini é o local de nascimento do Senhor Buda. De acordo com o Conselho de Turismo de Lumbini, mais de 400.000 budistas e não budistas visitam Lumbini todos os anos. É também um Patrimônio Mundial da UNESCO (Cultura) e possui imensa importância arqueológica e religiosa.

Em reconhecimento à santidade arqueológica e histórica deste local, Lumbini foi finalmente listado na Lista do Patrimônio Mundial em 1997.

Cada visitante pode ver o local exato do nascimento do Senhor Buda no Templo Maya Devi. Escavações revelaram a "pedra de marco" mostrando o local exato onde Siddhartha Gautama Buda nasceu, que é mantido sob proteção. Também é considerado o melhor lugar do mundo para meditar.


Lumbini - o local de nascimento de Gautama Buda

Lumbini é o lugar que agraciou e nutriu a Luz da Ásia e o renascimento de um culto sagrado (Budismo). É o local de nascimento de Gautama Buda (também conhecido como Siddhartha Gautam) que, se as lendas são para ser acreditadas, nasceu da maneira mais incomum.

De acordo com a tradição budista, SiddharthGautam nasceu no século 7, enquanto sua mãe (Maya Devi) estava agarrando os galhos de uma árvore durante o trabalho de parto. Se isso não for suficiente para você experimentar por si mesmo, então existem mais alguns ambientes históricos para atraí-lo.

Lumbini é o lar de mosteiros e jardins tentadores e esculturas de importância simbólica e histórica. O show estelar, no entanto, é o AshokaPillar, que remonta ao século IX. O Pilar de Ashoka tem uma inscrição que diz: "Rei Piyadasi (Ashoka), amado od devas, nos 20 anos de coroação, ele mesmo fez uma visita real, Buda Sakyamuni tendo nascido aqui, um ralling de pedra foi construído e um pilar de pedra erguido em o Bhagvan ['o abençoado ”] tendo sido. A Lumbini teve redução do imposto e tem direito à oitava parte ”.

Lumbini foi inscrito na lista de agosto de Patrimônio Mundial da UNESCO em 1997.

Chegando la

Lumbini fica no centro-oeste do Nepal, nos arredores da fronteira com a Índia. A jornada para Lumbini nem sempre é fácil. Lumbini atrai peregrinos principalmente do sudeste da Ásia, Japão e Tibete. Os ocidentais são viajantes fervorosos de Lumbini e os visitam com frequência.

Há um pequeno aeroporto na área.

O que ver no Lumbini

Lumbini está repleta de ambientes antigos e, para aumentar seu esplendor, está localizada no sopé do espetacular Himalaia. Você pode encontrar templos budistas e santuários estrangeiros em todo Lumbini.

O Templo Maya Devi é o templo mais importante de Lumbini. Atualmente, fica no local de templos e estupas do passado, alguns deles construídos pela Ashoka.

O templo consiste principalmente de edifícios brancos construídos a fim de proteger as ruínas antigas. As ruínas ajudaram a descobrir o local exato do nascimento de Gautama Buda. O templo Maya Devi é cercado pelas fundações de tijolos de antigos templos e mosteiros.

No lado sul do templo há uma piscina sagrada onde se acredita que Maya Devi se banhou antes de dar à luz e, curiosamente, onde o Buda recém-nascido foi lavado por dois dragões.

A outra atração principal de Lumbini é o Pilar de Ashoka, perto do templo. É protegida por uma pequena cerca decorada com bandeiras de oração e estandartes dos fiéis. Ao redor do pátio que contém a coluna estão tigelas para incensos, e há espaço para sentar na frente da coluna para contemplação.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Este site usa Akismet para reduzir o spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


Buda: Morte / Mahaparinirvana

Um retrato artístico da entrada de Buda no Parinirvana. De acordo com o Mahaparinibbana Sutta do cânone Pali, aos 80 anos de idade o Buda anunciou que logo alcançaria o Parinirvana ou o estado final de morte, abandonando o corpo terreno. Depois disso, o Buda comeu sua última refeição, que recebeu como oferenda de um ferreiro chamado Cunda. Caindo gravemente doente, Buda instruiu seu assistente Ananda a convencer Cunda de que a refeição feita em sua casa não tinha nada a ver com sua morte e que sua refeição seria uma fonte do maior mérito, pois fornecia a última refeição para um Buda. [19 ] Mettanando e von Hinüber argumentam que o Buda morreu de infarto mesentérico, um sintoma da velhice, em vez de intoxicação alimentar. [20] O conteúdo preciso da refeição final do Buda não é claro, devido às tradições escriturais variantes e à ambigüidade sobre a tradução de certos termos significativos. A tradição Theravada geralmente acredita que foi oferecido algum tipo de carne de porco ao Buda, enquanto a tradição Mahayana acredita que o Buda consumiu algum tipo de trufa ou outro cogumelo.

O Mahayana Vimalakirti Sutra afirma, no Capítulo 3, que o Buda não fica realmente doente ou velho, mas propositalmente apresenta tal aparência apenas para ensinar aos nascidos no samsara sobre a impermanência e a dor dos mundos contaminados e para encorajá-los a lutar pelo Nirvana .

"Reverendo Ánanda, os Tathágatas têm o corpo do Dharma & # 8212não um corpo sustentado por alimentos materiais. Os Tathágatas têm um corpo transcendental que transcendeu todas as qualidades mundanas. Não há dano ao corpo de um Tathágata, como é livre de todas as impurezas. O corpo de um Tathágata é descomposto e livre de toda atividade formativa. Reverendo Ánanda, acreditar que pode haver doença em tal corpo é irracional e impróprio! " No entanto, uma vez que o Buda apareceu durante o tempo das cinco corrupções, ele disciplina os seres vivos agindo com humildade e humildade. "[14]





Ananda protestou contra a decisão de Buda de entrar em Parinirvana nas selvas abandonadas de Kusinara (atual Kushinagar, Índia) do reino de Malla. Buda, no entanto, lembrou a Ananda como Kushinara era uma terra outrora governada por um rei virtuoso que ressoava de alegria:

44. Kusavati, Ananda, ressoou incessantemente dia e noite com dez sons & # 8212a trombeta de elefantes, o relinchar de cavalos, o chocalhar de carruagens, o bater de tambores e tabours, música e canção, vivas, o bater de palmas e gritos de "Coma, beba e seja feliz!"


A partilha das relíquias do Buda, Zenyomitsu-Temple Museum, TokyoBuddha então pediu a todos os Bhikshus assistentes para esclarecer quaisquer dúvidas ou perguntas que eles tivessem. Eles não tinham nenhum. Ele então finalmente entrou no Parinirvana. As palavras finais do Buda foram: "Todas as coisas compostas passam. Lute pela sua própria libertação com diligência." O corpo do Buda foi cremado e as relíquias colocadas em monumentos ou estupas, alguns dos quais se acredita terem sobrevivido até o presente. Por exemplo, O Templo do Dente ou "Dalada Maligawa" no Sri Lanka é o lugar onde a relíquia do dente direito de Buda é mantida atualmente.

De acordo com as crônicas históricas em Pali do Sri Lanka, os Dipava? Sa e Mahava? Sa, a coroação de Asoka (Pali: Asoka) ocorre 218 anos após a morte de Buda. De acordo com um registro Mahayana em chinês (. E.), A coroação de Asoka ocorre 116 anos após a morte de Buda. Portanto, a época da morte de Buda é 486 AEC, de acordo com o registro Theravada, ou 383 AEC, de acordo com o registro Mahayana. No entanto, a data real tradicionalmente aceita como a data da morte do Buda nos países Theravada é 544 ou 543 AEC, porque o reinado de Asoka era tradicionalmente considerado 60 anos antes das estimativas atuais.

Na sua morte, o Buda disse a seus discípulos para não seguirem nenhum líder, mas seguirem seus ensinamentos (dharma). No entanto, no Primeiro Conselho Budista, Mahakasyapa foi mantido pela sangha como seu líder, com os dois principais discípulos Mahamoggallana e Sariputta morrendo antes do Buda.


Templo Maya Devi

O Templo Maya Devi é tradicionalmente considerado o local de nascimento do Buda Gautama & # 8217 e é um importante local sagrado. Adjacente aos templos encontra-se uma piscina sagrada conhecida como Puskarini e um jardim celestial. Os vestígios arqueológicos no local datam dos edifícios de tijolos do século III aC construídos pelo imperador indiano - Ashoka. Em 2013, os arqueólogos encontraram um santuário de madeira do século VI. Ainda existem algumas ruínas visíveis espalhadas pelo terreno, que são as fundações de estupas e mosteiros. Essas ruínas datam do século 2 aC ao século 9 dC.

Além disso, há também uma pequena área de jardim paisagístico, uma piscina e um pilar Ashoka dentro do Complexo Maya Devi. Além disso, os desenhos retratam seu nascimento dentro do templo. As pessoas constroem o templo caiado de branco para proteger o templo mais antigo embaixo dele.


Lumbini - O Local de Nascimento de Gautama Buda - História

Lumbini: o local de nascimento de Gautama Buda

Lumbini: o local de nascimento de Gautama Buda é um dos lugares mais sagrados de uma das grandes religiões do mundo e seus vestígios contêm evidências importantes sobre a natureza dos centros de peregrinação budista desde o século 3 aC. Lumbini está sendo desenvolvido com apoio internacional como a peregrinação suprema e um símbolo da paz mundial. É um local de peregrinação para os budistas, bem como um local de reverência para os amantes da paz de qualquer religião em todo o mundo. A principal atração continua sendo o jardim sagrado, espalhado por 8 km2 e possuindo os tesouros da área histórica. O templo Mayadevi é a principal atração para peregrinos e arqueólogos. A oeste do santuário Mayadevi estão os monumentos mais antigos do Nepal, o pilar Ashoka que comemora a peregrinação de Ashoka ao local sagrado cerca de 250 aC.

Como local de nascimento do Senhor Buda, testemunhado pela inscrição no pilar Asoka, a área sagrada em Lumbini é um dos lugares mais sagrados e significativos para uma das maiores religiões do mundo. Os vestígios arqueológicos dos viharas (mosteiros) e stupas (santuários memoriais) budistas do século 3 aC ao século 15 dC, fornecem evidências importantes sobre a natureza dos centros de peregrinação budistas desde um período muito antigo. O local da propriedade é protegido pela Lei de Preservação de Monumentos Antigos de 1956. A gestão do local é realizada pela Lumbini Development Trust, uma organização autônoma sem fins lucrativos. Toda a propriedade é propriedade do Governo do Nepal.

Lumbini é um dos ímãs mais populares para a peregrinação que surgiu em lugares essenciais para a vida de Buda.


Gautama Buda

Gautama Buda é a figura principal em budismo e é aquele que iniciou o budismo em primeiro lugar. De acordo com história, Gautama Buda e rsquos nome verdadeiro era Siddhartha Gautama e nasceu na família real de Clã Shakya. O pai de Siddhartha era rei Suddhodana e era o governante do povo Shakya. Siddhartha Gautam viveu uma vida extravagante até deixar o palácio. Ele se casou ainda jovem com sua prima princesa Yasodhara, filha de Rei Supabuddha e Pamita (irmã do rei Suddhodana). Ele estava vivendo uma vida de reclusão e entretenimento sob a ordem de Rei Suddhodana. Aos 29 anos, no dia auspicioso do nascimento de seu filho,Siddhartha deixou o palácio para viver uma vida de sábio.

Depois de Siddhartha Gautam deixou o palácio, durante quase seis anos, praticou várias práticas rigorosas, estudou e seguiu diferentes métodos de meditação. Ele quase morreu de fome durante suas rigorosas práticas de meditação, até que recebeu uma tigela de arroz de uma jovem. Ele então percebeu que o que ele queria não poderia ser encontrado da maneira que ele estava praticando. Então, um dia sob um Árvore Bodi, ele meditou até o amanhecer e alcançou o & ldquoEnlightenment & rdquo com a idade de 35 anos. E ele começou a ensinar as pessoas sobre seu aprendizado, ganhando o título & ldquoIluminado& rdquo.


Lumbini local de nascimento de Buda

Durante a era de Buda, Lumbini estava situado no leste de Kapilavastu e no sudoeste de Devadaha de Shakya, uma república despotista. De acordo com a tradição budista,

estava lá quando Buda nasceu, mas em 1896 dois arqueólogos nepaleses Samsher Rana e Alois Anton descobriram um grande pilar de pedra em Lumbini. Esse pilar foi a marca da visita do Ashok por adorar o Buda que nasceu aqui. Antes disso, o Lumbini era chamado de parque Rupandehi.

Há uma inscrição no pilar que revela que o rei Ashoka anunciou que Lumbini se tornou livre de impostos, pois é o local de nascimento do Senhor Buda.

Agora, Lumbini tem 4,8 km de comprimento e 1,6 km de largura, rodeado por uma grande zona monástica onde apenas os mosteiros podem ser construídos, nem uma loja nem um hotel foram permitidos ali construir. A zona dos mosteiros em si é separada em uma zona monástica oriental e ocidental. Oriental tendo monastérios Theravadin e ocidental tendo mosteiros Mahayana e Vajrayana.

Lumbini é o centro de atração dos destinos religiosos e culturais por possuir uma série de pontos históricos. Alguns deles são-

a) Lagoa Puskarni: Ela pode ser fundada ao sul do pilar Ashoka, onde se diz que a Rainha Maya Devi se banhou na lagoa, pouco antes de dar à luz o Senhor Buda. Eventualmente, o Senhor Buda tomou seu primeiro banho na mesma lagoa. Portanto, qualquer pessoa pode encontrar não. de devotos dando um mergulho sagrado na lagoa.

b) Pilar Ashoka: É o pilar onde Ashoka inscreveu que ele está anunciando o local para ser isento de impostos como um gesto para o local de nascimento do Senhor Buda.

c) Museu Lumbini: Museu com muitos artefatos históricos e culturais que explicam lindamente a vida e a jornada do Senhor Buda. O museu está localizado na extremidade norte de Lumbini.

d) Monastério Budista Real Tailandês: Uma das principais atrações de Lumbini composta apenas por mármores brancos. Ter uma grande estrutura arquitetônica com um centro de meditação azul.

e) Templo Maya Devi: Maya Devi é a mãe do Senhor Buda e o templo é dedicado a ela. A árvore Bodhi que testemunhou o nascimento de Buda também está lá, agora abrigada para a meditação matinal.

Portanto, da próxima vez que você planejar visitar Lumbini, visite esses lugares e nos conte como foi sua viagem. Teremos o maior prazer em ouvir de você!


Autor: touristguidenepal

Eu sou um guia de trekking no Nepal. Eu sou um guia turístico profissional no playground do grande reino do Himalaia, Nepal, desde 2011. Tendo sido autorizado pelo Governo do Nepal, Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil, tenho servido através de muitas empresas de turismo e freelancer também. Nasci em um belo vilarejo situado entre o monte mais alto do mundo Everest e o terceiro monte Kanchenjungha, em 1993AD., E cresci brincando de esconde-esconde com as paisagens fascinantes ao redor. Eu tinha grande ambição de viajar desde a infância e viajar para um ambiente tranquilo, desfrutando das paisagens por horas a fio. Mais tarde, ao terminar o estudo do nível escolar, comecei a trabalhar como assistente desde então, além dos estudos. Agora estou aqui para sua extraordinária festa, uma viagem emocionante e inesquecível no Nepal. Tenho centenas de visitantes de todo o mundo que já viajaram no passado e preferem me visitar novamente quando viajam por meu lindo país. Por recomendação deles, tive a chance de trabalhar como guia freelance. E estou aqui para toda coordenação para quem pretende atender a assistência social como oficina de caridade ou qualquer voluntária. Eu estive em muitas áreas de trekking dentro do Nepal, enquanto algumas ainda estão inexploradas! Embora eu esteja tentando recebê-lo em diferentes novos destinos virgens. Onde eu tenho orientado para: & gt & gt Everest Base Camp Trek & gt & gt Gokyo & amp Three Pass Trek & gt & gt Kanchenjungha Acampamento-base Trek & gt & gt Upper Mustang Trek & gt & gt Manaslu - Larkya Pass Trek & gt Naar & amp Trek Trek & gapurnt La Thorurna & gt & gt La Trek & gapurnong Base Trek & gapurna Phoo Trek & gapurno Trek & gt & gt & gt. Passe) Trek & gt & gt Ghorepani Poon Hill Trek & gt & gt Langtang - Helambu - Gosainkunda Trek & gt & gt Upper Dolpa Trek & gt & gt Regiões do Extremo Oriente etc. .com.np Mob. Tel .: +977 9846880298 (Whats App) Muito obrigado pela visita. Ver todas as postagens de touristguidenepal


Lumbini - O Local de Nascimento de Gautama Buda - História

O local de nascimento do Senhor Sakyamuni Buda em Lumbini, um dos locais do Patrimônio Mundial da UNESCO, é a morada da paz e uma peregrinação definitiva para os devotos budistas e amantes da paz de todo o mundo. O Senhor Sakyamuni Buda nasceu aqui em 623 aC e pregou o universal mensagem de paz e compaixão, portanto, é considerado um dos lugares mais sagrados para as pessoas que acreditam no budismo. Peregrinos budistas, amantes da paz e visitantes em geral de todo o mundo visitam Lumbini para prestar homenagem ao Buda Sakyamuni e observar a santidade e os santuários relacionados ao Buda Sakyamuni, ao Budismo e à paz.

Nascimento do Buda Sakyamuni

O príncipe Siddhartha nasceu no Jardim Lumbini enquanto sua mãe Mayadevi estava a caminho de Kapilavastu para sua casa materna em Devadaha. Ele nasceu na lua cheia sob uma árvore de sal no mês de Baishakh do calendário nepalês ou em 623 aC do calendário gregoriano. Imediatamente após o nascimento, o futuro Senhor Sakyamuni Buda deu sete passos para o norte, olhou ao redor e anunciou & rsquo & hellipthis é meu último nascimento doravante, não haverá renascimento para mim & rsquo no jardim Lumbini. Ele recebeu o banho de purificação na lagoa Pushkarini. A rainha Mayadevi faleceu sete dias após o nascimento do príncipe Siddhartha e sua madrasta Prajapati Gautami criou o príncipe.

Hoje, o Templo Mayadevi, dedicado à mãe do Buda Sakyamuni, é o santuário sagrado mais venerado pelos peregrinos budistas. Os visitantes podem ver o Pilar Asoka com o testemunho do nascimento do Príncipe Siddharth ao lado do templo no Jardim Sagrado de Lumbini. O lago Puskanrini, onde o príncipe recém-nascido recebeu o primeiro banho de purificação, fica próximo ao Templo Mayadevi. (Por favor, consulte o Quadro-1 no Capítulo 1 para obter mais informações sobre o nascimento do Príncipe Siddhartha).

O local de nascimento do Buda Sakyamuni.

Oferecemos apenas os melhores passeios.

Significado de Lumbini

O palácio de nascimento do Senhor Buda Sakiamuni

Situado nas planícies do distrito de Rupandehi, no Nepal, Lumbini, o local de nascimento do Buda Sakyamuni, é um dos locais de peregrinação budista mais importantes do mundo. Diz a lenda que Mayadevi, a rainha de Sakya, rei Suddhodhana de Kapilavastu, estava passando pelo Jardim Lumbini a caminho da cidade natal de Devadaha (antigo reino Koliya). A rainha se banhou no Puskarini (Lago Sagrado) e depois de dar 25 passos ao norte sentiu dores de parto, apoiou-se segurando um galho de uma árvore e deu à luz o príncipe sagrado em Baisakha Purnima (lua cheia do primeiro mês segundo ao calendário nepalês) de 623 aC. As escrituras budistas e a literatura antiga afirmam que o recém-nascido Príncipe Siddhartha deu sete passos divinos para o norte e anunciou uma mensagem marcante para a humanidade sofredora no Jardim Lumbini:

“Eu sou a primeira de todas as criaturas a cruzar o enigma do oceano da existência humana, este é o meu último nascimento e aqui depois, não vou nascer de novo”.

Nascimento do Buda Sakyamuni

As escrituras budistas afirmam que o Bodhisttva desce do céu de Tushita e entra no ventre da rainha Mayadevi e ali habita calmamente por dez meses. A rainha teve um sonho em que um grande elefante branco entrou em seu lado com um lótus em sua tromba. Os brâmanes e eremitas, que foram convidados a interpretar o sonho, profetizaram que o príncipe seria um conquistador ou renunciante do mundo. Como era tradição então, seu pai a convidou para seu palácio em Devadaha para dar à luz a criança. Mayadevi, a rainha de Sakya, rei Suddhodhan da Antiga Kapilvastu, estava a caminho para ver seu pai, o Rei Suprabuddha Grihapati do reino de Koliya. Acompanhada por seus cortesãos reais, ela passava pelo verdejante bosque de Lumbini que era adornado com árvores de sal, carregadas de frutas e flores e zumbido com o canto das abelhas e pássaros. Encantada com o ambiente emblemático do jardim, ela estendeu a mão para segurar o galho de uma árvore de sal de seu palanquim. E, de pé, ainda segurando o galho, ela entregou o Príncipe Siddhartha! Era Baishakha Purnima (lua cheia) de 623 AC. O príncipe saiu do lado da mãe de pé e esticando as mãos e os pés, como um sol jovem e refulgente descendo do céu. A criança era como uma gema em um pedaço de tecido fino, imaculado e intocado, livre de todas as impurezas com as quais os seres mortais comuns são manchados durante o nascimento. No entanto, chuvas de água pura caíram do céu, honrando o advento do Desperto e refrescando a rainha e seu príncipe. O futuro Senhor Sakyamuni Buda deu sete passos para o norte, olhou ao redor em todas as dez direções do jardim Lumbini e anunciou '... este é meu último nascimento daqui em diante, não haverá renascimento para mim'. As primeiras escrituras não foram escritas até mais de três séculos após a morte do Buda, mas foram transmitidas de geração em geração como narrativas orais. Hoje, informações autênticas sobre Lumbini histórico (também chamado de Lumbini upavana ou Lumbini vatika) e os eventos da natividade foram derivadas das narrativas textuais das escrituras budistas, relatos de viajantes famosos e evidências arqueológicas na forma de estruturas religiosas e vestígios antropológicos. Todas essas evidências aludem ao fato de que o Senhor Sakyamuni Buda nasceu em Lumbini, Nepal, no século 6 aC.

(Existem várias histórias da natividade relacionadas ao nascimento do Príncipe Siddhartha, que foram passadas de geração em geração como narrativas, portanto, podem ser embelezadas e elaboradas).

Evidências arqueológicas, referências históricas, relatos de viagens de peregrinos e viajantes bem conhecidos, incluindo os eminentes peregrinos chineses e as sagradas escrituras budistas, testemunham Lumbini como o local de nascimento do Senhor Sakyamuni Buda.

o Pilar Asoka, erigido pelo imperador Asoka em 249 aC com inscrições nele, é o atestado mais confiável de que o Senhor Sakyamuni Buda nasceu aqui em Lumbini.

Em 1896 DC, o general Khadga Shamsher Jung Bahadur Rana, governador de Palpa e Dr. Alois Fuhrer, um eminente pesquisador arqueológico na Índia britânica, descobriu o pilar Asoka, restabelecendo Lumbini como o local de nascimento do Senhor Sakymuni Buda. Após a redescoberta do pilar e a interpretação das inscrições nele, o local atraiu a atenção de muitos arqueólogos e historiadores de todo o mundo. Outro topógrafo PC Mukherji conduziu uma escavação em 1899 DC e identificou a Escultura da Natividade, bem como alguns restos estruturais dentro e ao redor do local de nascimento do Buda Sakyamuni.

Escavações subsequentes realizadas pela Lumbini Development Trust (LDT), Departamento de Arqueologia (DoA) e Federação Budista do Japão (JBF) entre 1992-1995 no complexo Mayadevi recuperaram a Pedra Marcadora, importantes vestígios arqueológicos, santuários e ruínas do antigo Templo Mayadevi . Essas descobertas arqueológicas reforçaram ainda mais Lumbini como o local de nascimento do Buda Sakyamuni, conforme já atestado pela inscrição no pilar Asoka.

Lumbini: um dos locais de peregrinação mais importantes do mundo

Hoje, devotos budistas, amantes da paz e visitantes em geral de todo o mundo visitam Lumbini, o local de nascimento do Buda Sakyamuni. Ele traz os registros de visitas históricas de peregrinos e dignitários famosos. Os peregrinos e visitantes mergulham profundamente na atmosfera serena e espiritual de Lumbini. Lumbini é um dos quatro locais sagrados que o Senhor Sakyamuni Buda mais tarde aconselhou seus discípulos e seguidores a visitarem. De acordo com as escrituras budistas, o Senhor Sakyamuni Buda destacou a importância de Lumbini em seu leito de morte da seguinte forma:

“Ananda, este (Lumbini) lugar é onde o Tathagata nasceu, este é um lugar que deveria ser visitado e visto por uma pessoa de devoção e que causaria consciência e apreensão da natureza da impermanência. Neste local, Ananda, que está em peregrinação para (este) santuário, se morrerem com devoção em seus corações durante o curso da peregrinação, após (sua) morte e dissolução do corpo renascerão em um bom destino , um reino celestial afortunado ”(Mahaparinirvana Sutta).

A visita do famoso imperador Mauryan Asoka em 249 aC foi um marco na história de Lumbini. Guiado por seu professor espiritual Upagupta, Asoka fez uma peregrinação a este santuário sagrado e ergueu um pilar de pedra com a inscrição "Hida Buddhe Jate Sakyamuniti" (aqui nasceu o Buda Sakyamuni). Ele adorava a árvore da natividade e a Pedra Marcadora. Ele também visitou outros locais históricos associados com o Senhor Sakyamuni Buda e os primeiros Budas em Kapilavastu, Ramagrama e Devadaha. Após sua famosa visita, a construção de estupas, mosteiros e outras estruturas religiosas começou em e ao redor de Lumbini. Peregrinos chineses eminentes - Tseng Tsai (século 4 DC), Fa-Hsien (século 5 DC) e Hiuen Tsang (século 7 DC) visitaram Lumbini e descrevem o local de nascimento do Senhor Sakyamuni Buda em seus relatos de viagens. Entre eles, o relato de viagem de Hiuen Tsang é o mais proeminente e fornece descrições detalhadas de Lumbini. Ele descreve o toco da árvore da natividade, um chaitya, o pilar Asoka, o lago sagrado Puskarini, o rio Telar (oleoso) e a fonte de nascentes de água quente e fria.

O rei Ripu Malla (1312 DC) de Karnali, centro-oeste do Nepal, visitou Lumbini e deixou a marca de sua visita gravando ‘Om mani padme hum Ripu Malla chiranjayatu’ no topo do pilar. Depois de sua visita, Lumbini foi esquecido, negligenciado e envolto em densos arbustos e floresta. A associação de Lumbini com o Senhor Sakymuni Buda caiu lentamente no esquecimento (por quase 600 anos) e o nome Lumbini mudou gradualmente para Rummindei e depois para Rupendehi, o nome atual do distrito onde Lumbini está localizado.


Assista o vídeo: Lumbini - The Birth Place of Gautam Buddha