Qual era a justificativa da moralidade no antinomianismo puritano?

Qual era a justificativa da moralidade no antinomianismo puritano?



We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Pelo que eu sei, os puritanos eram calvinistas devotos. De acordo com a Teopédia, está associado à desobediência à autoridade estabelecida, por isso pode estar relacionado com a ideia de ilegalidade, imoralidade ou licenciosidade. Este termo era apenas um adjetivo pejorativo para pessoas que discordavam da autoridade religiosa estabelecida, como legalismo? Ou os antinomianos puritanos realmente tinham sua própria teologia sobre a justificação diante de Deus e, em caso afirmativo, como os antinomianos puritanos pensavam que eram justificados? Qual era o propósito das leis morais de Deus então?


Antinomianismo

Antinomianismo (Grego antigo: ἀντί, "contra" e νόμος, "lei") é qualquer visão que rejeita leis ou legalismo e argumenta contra normas morais, religiosas ou sociais (latim: mores), ou pelo menos é considerado que o faz. [1] O termo tem significados religiosos e seculares.

Em alguns sistemas de crenças cristãos, um antinomiano é aquele que leva o princípio da salvação pela fé e graça divina ao ponto de afirmar que os salvos não são obrigados a seguir a lei moral contida nos Dez Mandamentos. [2] [3]

A distinção entre os pontos de vista antinomianos e outros cristãos sobre a lei moral é que os antinomianos acreditam que a obediência à lei é motivada por um princípio interno que flui da crença, e não de qualquer compulsão externa. [4] John Eaton, um líder no submundo antinominano durante a década de 1630, interpretou Apocalipse 12: 1 com uma citação registrada por Giles Firmin: "Eu vi uma Mulher Vestida de Sol [Ou seja, a Igreja Vestida com a Justiça de Cristo , a sua justificação] e a lua, [isto é, santificação] sob seus pés. " Os estudiosos especularam que o "sol" e a "luz" podem ter sido sinais de simpatias antinomianas. [5]

Exemplos de antinomianos sendo confrontados pelo estabelecimento religioso incluem a crítica de Martinho Lutero ao antinomianismo e a Controvérsia Antinomiana da Colônia da Baía de Massachusetts do século XVII. Na igreja luterana e na igreja metodista, o antinomianismo é uma heresia. [6] [7]

Fora do Cristianismo, o místico Sufi do século X Mansur Al-Hallaj foi acusado de antinomianismo, e o termo também é usado para descrever certas práticas ou tradições no Frankismo, Budismo e Hinduísmo, como aspectos do Vajrayana e do Tantra Hindu que incluem práticas de consorte . [8] [9]


Conteúdo

Paulo, em suas cartas, menciona várias vezes que somos salvos pela graça imerecida de Deus, não por nossas próprias boas obras, "para que ninguém se glorie". Ele usou o termo Liberdade em Cristo, por exemplo Gálatas 2: 4, e é claro que alguns entenderam isso como ilegalidade, por exemplo, Atos dos Apóstolos 21:21 registra Tiago explicando sua situação a Paulo:

"Disseram-lhes que você ensina todos os judeus que vivem entre os gentios a abandonar Moisés, e que você lhes diz para não circuncidar seus filhos ou observar os costumes."

A história primitiva do Cristianismo registra conflito entre o & quot Cristianismo Paulino & quot e a Igreja de Jerusalém liderada por Tiago, o Justo, Simão Pedro e João, os chamados & quot Cristãos Judeus & quot. Em Gálatas 2:14, parte do & quotIncident at Antioch & quot, Paulo acusou publicamente Pedro de judaizar, talvez legalismo. Ele invariavelmente continua dizendo que os pecados continuam sendo pecados, e condena por vários exemplos o tipo de comportamento que a igreja não deve tolerar. Essa confusão é provavelmente a causa da declaração em 2 Pedro 3.16 de que algumas das cartas de Paulo são difíceis de entender e têm desviado muitos.

A Epístola de Tiago, em contraste, afirma que nossas boas obras justificam diante dos homens nossa fé após a salvação e devemos obedecer à Lei de Deus, que fé sem obras é morte (2: 14-26).

De acordo com o Sermão da Montanha, Jesus ensinou:

& quotAssim você os conhecerá por seus frutos. Nem todo mundo que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos me dirão: “Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e não expulsamos demônios em teu nome, e não fizemos muitos atos de poder em teu nome?” Então eu vou declarar a eles, â € œEu nunca soube que vocês iriam longe de mim, seus malfeitores. & quot & quot Mateus 7: 20-23 (NSRV)

O grego traduzido como malfeitores é literalmente trabalhadores da ilegalidade. De acordo com o Sermão da Planície, Jesus ensinou:

“A pessoa boa do bom tesouro do coração produz o bem, e a pessoa má do mau tesouro produz o mal, pois é da abundância do coração que a boca fala. 'Por que você me chama de' Senhor, Senhor 'e não faz o que eu digo?' & quot Lucas 6: 45-46 (NRSV)


Definindo Antinomianismo (s)

Literalmente & # 8220 contra a lei & # 8221 antinomianismo é a visão de que a lei moral resumida nos Dez Mandamentos não é mais obrigatória para os cristãos. De maneira mais geral, o antinomianismo pode ser visto como uma característica da rebelião humana contra qualquer autoridade externa. Nesse sentido, ironicamente, somos antinomianos e legalistas por natureza desde a queda: rejeitando o mandamento de Deus, enquanto procuramos nos justificar por nossos próprios critérios. A idade moderna é especialmente identificada pela demanda por liberdade de todas as restrições. & # 8220Seja verdadeiro consigo mesmo & # 8221 é o credo moderno. A rejeição de qualquer autoridade acima de si mesmo, incluindo normas bíblicas óbvias, é tão evidente em algumas denominações quanto na cultura mais ampla.

Em termos técnicos, entretanto, o antinomianismo se referiu historicamente mais à teoria do que à prática. Na maioria dos casos, poucos dos suspeitos dessa heresia foram acusados ​​de vidas dissolutas, embora a preocupação seja que um erro na doutrina inevitavelmente se resolverá na prática.

Um dos melhores resumos das diferentes variedades de antinomianismo é oferecido por J. I. Packer em seu Teologia concisa (Tyndale House, 2001), páginas 178-80: (1) & # 8220 Antinomianismo dualístico, & # 8221 associado ao gnosticismo, que trata o corpo (e suas ações) como insignificante (2) & # 8220 Antinomianismo centrado no espírito, & # 8221 que vê os impulsos internos do Espírito como suficientes à parte da Palavra externa (3) & # 8220 Antinomianismo centrado em Cristo, & # 8221 que & # 8220 argumenta que Deus não vê pecado nos crentes, porque eles estão em Cristo, que guardaram o lei para eles e, portanto, o que eles realmente fazem não faz diferença, desde que continuem acreditando no & # 8221 (4) & # 8220 Antinomianismo dispensacional, & # 8221 que nega que na & # 8220 era da igreja & # 8221 os crentes são obrigados à lei moral (5) & # 8220 Antinomianismo situacionista & # 8221 que ensina que o amor é a única regra e que os deveres (não apenas sua aplicação) irão, portanto, variar de acordo com as circunstâncias.

Em meu próximo post, explorarei alguns dos exemplos dessas variedades de antinomianismo - e falsas acusações de antinomianismo - conforme ocorreram na história da igreja.


Antinomianismo

Nossos editores irão revisar o que você enviou e determinar se o artigo deve ser revisado.

Antinomianismo, (Grego anti, "contra" nãomos, “Lei”), doutrina segundo a qual os cristãos são libertados pela graça da necessidade de obedecer à Lei mosaica. Os antinomianos rejeitaram a própria noção de obediência como legalista para eles - a vida boa fluía da operação interna do Espírito Santo. Nessa circunstância, eles apelaram não apenas para Martinho Lutero, mas também para Paulo e Agostinho.

As idéias do antinomianismo estavam presentes na igreja primitiva, e alguns hereges gnósticos acreditavam que estar livre da lei significava liberdade para licença. A doutrina do antinomianismo, no entanto, surgiu das controvérsias protestantes sobre a lei e o evangelho e foi atribuída pela primeira vez ao colaborador de Lutero, Johann Agricola. Também apareceu no ramo reformado do protestantismo. Os anabatistas de esquerda foram acusados ​​de antinomianismo, tanto por razões teológicas como também porque se opunham à cooperação da Igreja e do Estado, considerada necessária para a lei e a ordem. Por razões semelhantes, no século 17, separatistas, familistas, ranters e independentes na Inglaterra foram chamados de antinomianos pelas igrejas estabelecidas. Na Nova Inglaterra, Anne Hutchinson foi acusada da doutrina quando disse que as igrejas pregavam “o pacto das obras”. O movimento evangélico do final do século XVIII produziu seus próprios antinomianos que reivindicaram uma experiência interior e uma “nova vida”, que consideravam a verdadeira fonte das boas obras.


Legalismo

Uma maneira de começar a definir algo é primeiro definir seu oposto. O oposto do antinomianismo é o legalismo. Discuto totalmente o legalismo em & # 8220O que é legalismo? & # 8221, mas darei uma breve definição. Legalismo é tentar ganhar nossa salvação ou qualquer mérito para com Deus guardando a lei ou outras obras. Legalismo é a antítese da fé. Fé é colocar sua confiança em outra pessoa. A fé salvadora é confiar que Jesus Cristo o salvou.

Embora os legalistas muitas vezes não percebam o fato, o legalismo realmente acredita que você mesmo pode fazer melhor. É a incapacidade de confiar totalmente em outra pessoa. Legalistas falam da boca para fora em confiar em Jesus Cristo como Salvador, mas eles sempre tiram o trabalho Dele, dizendo que Jesus não cumpriu a lei, devemos cumpri-la e devemos fazer boas obras. Os legalistas são, na melhor das hipóteses, fracos espirituais que simplesmente não têm fé para confiar apenas em Jesus Cristo. Pior ainda são os legalistas que têm uma mente totalmente carnal e totalmente desprovidos de fé. Os piores legalistas são aqueles que se imaginam como pilares da fé, defendendo o Puritano ou Reformado ou alguma outra tradição apreciada, e condenando todos os que não seguem seu zelo pela lei.

Os judaizantes eram legalistas que incomodavam os primeiros cristãos, e os legalistas têm causado problemas desde então. O legalismo é contrário ao Evangelho porque, em última análise, sempre enfatiza a obrigação para com a lei sobre a liberdade em Cristo, denegrindo assim a obra de Cristo na Cruz.

Vemos, então, que um legalista enfatiza a lei sobre a graça ou tenta misturar lei e graça. Falando de salvação, Paulo escreveu: & # 8220E se pela graça, não é mais por obras; caso contrário, a graça não é mais graça. Mas se for de obras, não é mais graça, caso contrário, trabalho não é mais trabalho & # 8221 (Romanos 11: 6). Lei e graça não se misturam.

A Bíblia diz: & # 8220Porque pela graça vocês foram salvos por meio da fé, e que não vem de vocês mesmos é dom de Deus, não das obras, que ninguém se gloriaria & # 8221 (Efésios 2: 8-9). Deus nos dá a salvação inteiramente sem nosso mérito. Ele nos salva pela graça. A obra expiatória de Jesus na Cruz nos salva e recebemos essa salvação pelo dom da fé.

Vimos, então, que a lei e a graça não se misturam e que somos salvos pela graça. Nossas obras da lei, então, não podem ter parte em nossa salvação. Nossas obras não fazem parte da fórmula da salvação, mas são o resultado da salvação que Deus está operando em nós (Efésios 2:10). É como dizer que o bolo não está na receita, ele é o produto final. Devemos ter cuidado, no entanto. Isso não nos dá licença para julgar os outros por suas obras ou mesmo para condenar a nós mesmos. Leitura adicional: & # 8220Como posso saber que estou salvo? & # 8221 e & # 8220Qual é o fruto pelo qual devemos conhecer as pessoas? (Mateus 7:16). & # 8221


Guerras de Santidade: O que é Antinomianismo?

“Antinomianismo centrado em Cristo, argumenta que Deus não vê pecado nos crentes, porque eles estão em Cristo, que guardou a lei para eles e, portanto, o que eles realmente fazem não faz diferença, desde que continuem acreditando & hellip & rdquo & ndashJ. I. Packer

Escrevendo em um momento de intensa controvérsia e divisão dentro das fileiras reformadas, o puritano inglês Richard Sibbes escreveu: & ldquoFações geram facções. & Rdquo Somos chamados à paz e pureza da igreja, mas quando a preocupação com a paz é uma muleta para um compromisso e quando nosso apelo à pureza da igreja torna-se um manto para o próprio orgulho e dogmatismo?

Claro, todos nós dizemos que devemos encontrar nossa unidade em torno da verdade primária, mas não conheço nenhum debate histórico no qual um partidário defendeu o cisma em nome de "questões secundárias". porque não são questões de & ldquogospel & rdquo, como se não tivéssemos sido ordenados por nosso Senhor a & ldquoteach-lhes tudo o que vos ordenei. & rdquo Ao mesmo tempo, algumas das questões mais polêmicas em nossas igrejas hoje dizem respeito a questões que nem mesmo são abordadas claramente na Palavra de Deus.

Um assunto que é claramente abordado nas Escrituras é a santificação: a obra do Espírito por meio de sua Palavra em nos unir a Cristo e nos dar a graça de crescer em Cristo, produzindo o fruto do Espírito. Dada a centralidade da justificativa para o debate da Reforma, não é surpreendente que os reformados, luteranos e outros organismos evangélicos sejam claros como cristal em suas confissões e catecismos neste ponto.

Em alguns círculos, entretanto, é pelo menos assumido na prática que nossas confissões não são tão claras ou tão enfáticas quanto à santificação. A teologia da reforma é ótima para definir o evangelho, mas quando se trata da vida cristã, precisamos complementá-la com doses saudáveis ​​de Thomas a Kempis, Spener, Wesley e suas vozes contemporâneas.

Em minha opinião, essa seria uma conclusão trágica de se tirar. No entanto, antes de argumentar, é importante definir o antinomianismo. Afinal, trata-se de uma daquelas etiquetas que muitas vezes é lançada de maneira descuidada hoje, como em épocas anteriores. Este é o primeiro de uma série de postagens em três partes sobre antinomianismo. Depois de defini-lo, I & rsquoll oferece uma breve história do
debates na história da igreja. Finalmente, I & rsquoll oferece algumas reflexões contemporâneas com base no rico resumo do ensino reformado sobre a santificação na Confissão de Westminster.

Definindo Antinomianismo (s)
Literalmente "contra a lei", o antinomianismo é a visão de que a lei moral resumida nos Dez Mandamentos não é mais obrigatória para os cristãos.

De maneira mais geral, o antinomianismo pode ser visto como uma característica da rebelião humana contra qualquer autoridade externa. Nesse sentido, ironicamente, somos por natureza antinomianos e legalistas desde a queda: rejeitando o comando de Deus, enquanto procuramos nos justificar por nossos próprios critérios. A idade moderna é especialmente identificada pela demanda por liberdade de todas as restrições. & ldquoSeja verdadeiro consigo mesmo & rdquo é o credo moderno. A rejeição de qualquer autoridade acima de si mesmo, incluindo normas bíblicas óbvias, é tão evidente em algumas denominações quanto na cultura mais ampla.

Em termos técnicos, entretanto, o antinomianismo se referiu historicamente mais à teoria do que à prática. Na maioria dos casos, poucos dos suspeitos dessa heresia foram acusados ​​de vidas dissolutas, embora a preocupação seja que um erro de doutrina inevitavelmente se resolverá na prática.

Um dos melhores resumos das diferentes variedades de antinomianismo é oferecido por J. I. Packer em seu Concise Theology (Tyndale House, 2001), páginas 178-80:

(1) & ldquoDualistic Antinomianism, & rdquo associado ao gnosticismo, que trata o corpo (e suas ações) como insignificante

(2) & ldquo Antinomianismo centrado no espírito & rdquo, que vê os impulsos internos do Espírito como suficientes à parte da Palavra externa

(3) “Antinomianismo centrado em Cristo”, que “argumenta que Deus não vê pecado nos crentes, porque eles estão em Cristo, que guardou a lei para eles e, portanto, o que eles
realmente fazem, não faz diferença, desde que continuem acreditando & rdquo

(4) & ldquo Antinomianismo dispensacional & rdquo, que nega que na & ldquochurch era & rdquo
os crentes são obrigados à lei moral

(5) “Antinomianismo situacionista”, que ensina que o amor é a única regra e que os deveres (não apenas sua aplicação) irão, portanto, variar de acordo com as circunstâncias.


BIBLIOGRAFIA

Battis, Emery. Santos e Sectários: Anne Hutchinson e a Controvérsia Antinomiana na Colônia da Baía de Massachusetts. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1962.

Hall, David D., ed. The Antinomian Controversy, 1636-1638: A Documentary History. 2d ed. Durham, N.C .: Duke University Press, 1990.

Lang, Amy Scrager. Mulher profética: Anne Hutchinson e o problema da dissidência na literatura da Nova Inglaterra. Berkeley: University of California Press, 1987.

Miller, Perry. Ortodoxia em Massachusetts, 1630–1650. Cambridge, Mass .: Harvard University Press, 1933.


Qual era a justificativa da moralidade no antinomianismo puritano? - História

Antinomianismo: Convidado indesejado da Teologia Reformada?Por Mark Jones. Phillipsburg, NJ: P & amp R Publishing, 2013. 145 páginas. Papel, $ 14,48.

Mark Jones é pastor de uma igreja PCA no Canadá. Como os integrantes do movimento Free Grace são frequentemente acusados ​​de serem antinômicos, o título deste livro chamou minha atenção.

Este livro, no entanto, não aborda a cena contemporânea. Em vez disso, trata de como os teólogos reformados lidaram com o antinomianismo após a Reforma. Há uma ênfase particular no século XVII. O autor gasta muito tempo explicando como os escritores da Confissão de Westminster e os Puritanos lidaram com os vários problemas relativos a esse tópico.

Jones diz que o antinomianismo é uma questão muito complexa. Ele vem em muitas formas. Em todas essas formas, há um erro na cristologia. Os antinomianos enfatizam a justiça imputada de Cristo em detrimento de como Ele viveu Sua vida terrena, bem como Seu ministério sumo sacerdotal.

Uma das principais formas pelas quais o antinomianismo se manifestou na história é a negação de que o cristão está sob a lei moral da Antiga Aliança. Mas Jones lista pelo menos nove outras maneiras, algumas sutis, nas quais o antinomianismo se expressa (pp. 7-9). Isso inclui como alguém vê a predestinação, argumentando que as obras não são necessárias para a salvação eterna, ou se a certeza de nossa justificação pode ser discernida por nossa santificação (pp. 4-5). Ele reconhece que o antinomianismo não significa necessariamente um estilo de vida pecaminoso.

A questão também é complexa porque às vezes os teólogos que se opunham ao antinomianismo não usavam suas palavras com cautela. Luther e John Cotton disseram coisas que levaram alguns a concluir que eram antinômicos. No caso de Lutero, Jones diz que o Reformador simplesmente usou uma retórica forte para argumentar contra a Igreja Católica. Devemos interpretar as palavras desses teólogos do passado no contexto em que foram proferidas.

Alguns capítulos despertaram meu interesse. O capítulo dois é intitulado & # 8220A Imitação de Cristo & # 8221 e trata da santificação. Jones diz que os antinomianos viam a santificação como sendo completamente obra e responsabilidade de Cristo. Jones se refere a isso como santificação & # 8220 imediata & # 8221. Os teólogos reformados ortodoxos disseram que o crente tem um papel, porque o crente mantém sua própria vontade. O Espírito Santo infunde graça no crente para que ele agora tenha o poder de agir de maneira santa. Jones chama isso de & # 8220inerente & # 8221 santificação (pp. 25-26).

O capítulo cinco é intitulado & # 8220Boas obras e recompensas. & # 8221 Jones diz que os antinomianos negaram que Deus recompensará as boas obras no céu. Curiosamente, os oponentes do antinomianismo afirmam que as boas obras não fornecem evidências de fé, mas contribuem para a salvação final. Essas obras são formas ou meios, mas não a causa, da salvação. Ele diz que o coração humano nem sempre pode compreender essa sutileza (pp. 64-68). Este revisor também tem dificuldade em entender essas & # 8220subtletias & # 8221.

Jones diz que haverá recompensas no céu de acordo com os teólogos reformados. Haverá diferenças na glória entre os santos. Essa ideia de recompensa permite que o crente sirva ao Senhor com alegria. Ele lamenta que a doutrina das recompensas não seja ensinada o suficiente hoje (pp. 74-77).

O capítulo sete é intitulado & # 8220Certificação. & # 8221 Jones diz que os teólogos reformados insistiram que há aspectos objetivos e subjetivos da garantia. Ambos são necessários. Os antinomianos disseram que a única base de segurança é a fé em Cristo e no Evangelho. Este é o sentido objetivo. Além disso, o & # 8220ortodoxo & # 8221 afirmava que a segurança não é essencial para a fé (pp. 98-99).

Para os teólogos reformados, boas obras não são a base de segurança, mas fornecem uma base subjetiva. Boas obras inevitavelmente seguem a justificativa (p. 100).

Este livro não exegeta passagens. Quase sempre cita ou alude ao que os teólogos reformados disseram sobre o assunto. Portanto, é basicamente um livro de teologia e história. Existem algumas coisas sobre o livro que podem interessar aos leitores do JOTGES. Uma é que as questões contemporâneas levantadas pelo movimento Free Grace não são novas. Questões como garantia, a relação das obras com a justificação e recompensas foram discutidas enquanto existia a teologia reformada e o pensamento puritano.

Também é interessante ver teólogos reformados defendendo coisas normalmente associadas à teologia da Graça Livre. Eles argumentaram, por exemplo, por recompensas no Reino vindouro e que o crente tem um papel na santificação.

Este livro indica que as acusações levantadas contra o antinomianismo do século XVII nem sempre são as mesmas levantadas contra as pessoas da Graça Livre. Para aqueles que estão interessados ​​em como essas várias questões foram discutidas pelos teólogos imediatamente após a Reforma, eu recomendo este livro.


Qual era a justificativa da moralidade no antinomianismo puritano? - História

Uma das afirmações mais impressionantes em discussões teológicas recentes é que uma ênfase na natureza forense da justificação pode alimentar o antinomianismo. Esta afirmação parece incrivelmente irreal dada a tração que várias formas de transformacionalismo têm entre os protestantes reformados conservadores - desde a defesa do Constantinianismo de Doug Wilson, a guerra de Baylys com “pacifistas” reformados nas guerras culturais, a Tim Keller A concepção do ministério de palavra e ação. Se qualquer coisa, o mundo reformado conservador está inundado com várias expressões de neo-nomianismo e legalismo - não antinomianismo.

O que é ainda mais surpreendente é que a preocupação com o antinomianismo classificaria o luteranismo como uma ala do cristianismo que desrespeita a lei. Na verdade, os verdadeiros antinomianos na época da Assembleia de Westminster não eram os luteranos, mas os quacres. Sei que os presbiterianos conservadores (inclusive eu) não saem muito. Mas é importante lembrar às vezes o ambiente mais amplo em que a fé reformada cresceu. As pessoas que acreditavam que tinham o Espírito tão verdadeiramente - nas palavras de Lutero, engolindo o Espírito Santo “com penas e tudo” - não eram seus seguidores na Alemanha, mas na periferia radical do movimento puritano.

Por essa razão, pode ser útil lembrar o que os luteranos realmente professam sobre as boas obras e sua importância para a vida cristã, e comparar esses ensinamentos com as reflexões dos quacres.

Como alguém é justificado diante de Deus e das boas obras.

O que tenho ensinado até agora e constantemente sobre isso, não sei como mudar no mínimo, a saber, que pela fé, como diz São Pedro, adquirimos um coração novo e limpo, e Deus irá e nos considera inteiramente justos e santos por amor a Cristo, nosso Mediador. E embora o pecado na carne ainda não tenha sido totalmente removido ou se tornado morto, ainda assim Ele não punirá ou se lembrará disso.

E essa fé, renovação e perdão dos pecados são seguidos de boas obras. E o que ainda há de pecaminoso ou imperfeito neles não será contabilizado como pecado ou defeito, mesmo [e isso, também] por causa de Cristo, mas o homem inteiro, tanto quanto à sua pessoa e suas obras, deve ser chamado e para ser justo e santo pela pura graça e misericórdia, derramado sobre nós [revelado] e estendido sobre nós em Cristo. Portanto, não podemos nos orgulhar de muitos méritos e obras, se eles forem vistos à parte da graça e da misericórdia, mas como está escrito, 1 Co 1:31: Aquele que se glorifica, glorie-se no Senhor, a saber, que tem um Deus misericordioso. Pois assim está tudo bem. Além disso, dizemos que, se as boas obras não se seguem, a fé é falsa e não verdadeira. (Artigos Smalcald, XIII [1537])

E agora para algo completamente diferente. Trata-se da carta de 1655 de John Lilburn, um quacre, mantido cativo na Inglaterra por quase uma década por suas convicções religiosas e suas implicações jurídicas e políticas.

. . . a contrariedade é tão grande entre os supracitados dois Reis e Mestres, que tudo no Rei, ou Governante no Reino do mundo, (ou homem caído, ou não renovado) e seus súditos, é altamente estimado ou excelente, é uma abominação aos olhos de Deus: E, portanto, este Rei espiritual, tendo comprado todos os seus súditos e servos por um preço glorioso, (como a maior demonstração de amor) de seu próprio sangue, por seu Comando espiritual requer que eles não sejam servos de homens, mas para glorificá-lo no corpo e na alma e, portanto, a seu servo crescido Paulo, declara que não agrada aos homens, confessando a si mesmo que, se fosse para agradar aos homens, deveria ou não poderia ser o servo de Cristo.

E, portanto, o mesmo apóstolo, pelo espírito infalível do Senhor, requer que os súditos espirituais deste Rei espiritual Jesus, apresentem seus corpos em sacrifício vivo, santo, aceitável a Deus, que (diz ele) é o seu serviço razoável e não seja conformado a este mundo (o reino do Príncipe das trevas, mas seja transformado pela renovação de sua mente, para que possa provar o que é a boa, aceitável e perfeita vontade de um Deus e, portanto, quando qualquer homem uma vez se tornar um sujeito espiritual deste Rei espiritual Cristo, e nele habita, ele se torna uma nova criatura, e as coisas velhas nele já passaram, e todas as coisas nele se tornaram novas, espirituais e saborosas, sim, até mesmo seu próprio pensamento e suas palavras são encontrou poucos e divinos, seu comportamento justo e sólido, suas obras corretas e livres como Deus de todo o respeito das pessoas: e embora haja uma contrariedade tão perfeita e absoluta entre todas as leis e constituições desses dois Reis ou Mestres, e um co Guerra contínua e perpétua entre seus súditos, mas as armas da guerra de Cristo & # 8217s Espiritual, celestial e glorioso Reino, manuseado e usado por seus servos e verdadeiros súditos, que embora andem na carne, eles não guerra após a carne e, portanto, suas armas de guerra não são carnais, mas poderosas por meio de Deus, para derrubar fortalezas, derrubar imaginações e toda coisa que se exalta contra o conhecimento de Deus, e leva cativo todo pensamento à obediência de Cristo. . .

Claro, isso não parece muito antinomiano. Na verdade, ele se parece muito com aquelas pessoas anti-2k que lamentam e rangem os dentes sobre as falhas morais dos Estados Unidos, e também insistem que os cristãos precisam recuperar a nação para Cristo, porque a antítese entre crentes e não crentes é tão grande, e o abismo moral entre os santos e pagãos é tão grande, e a negação do senhorio de Cristo é tão grande, que não podemos confiar nos assuntos civis a gente como Obama, Kerry ou Gore.

Mas o que torna esta citação antinomiana é que quacres como Lilburne (junto com os anabatistas) renunciaram pela espada e acreditaram que qualquer governo que usasse a força era do Diabo. Como tal, eles não reconheceram o governo existente como legítimo, tornando-os assim antinomianos (como em, contra a lei e ordem estabelecidas).

Parece-me que existem lições sobre o contraste entre os verdadeiros e falsos antinomianos. Na verdade, é difícil perder a ironia de que aqueles que mais criticam 2k por ser antinomiano podem abrigar uma boa dose da leitura antitética da humanidade e das autoridades civis que colocaram quacres como Lilburne na prisão.