Os Estados Unidos já tiveram um presidente não cristão?

Os Estados Unidos já tiveram um presidente não cristão?


We are searching data for your request:

Forums and discussions:
Manuals and reference books:
Data from registers:
Wait the end of the search in all databases.
Upon completion, a link will appear to access the found materials.

Se Bernie Sanders ganhasse as eleições de 2020, ele seria o primeiro POTUS judeu da história americana, independentemente de quão "cultural" seu judaísmo possa ser. Diante disso, o fato de ele ser o primeiro POTUS judeu também o tornaria, de modo geral, o primeiro POTUS não cristão da América?

A América é uma nação jovem - pelo menos em comparação com seus pares - mas ainda há muitos POTUS, muitos dos quais eu não sei muito, se é que sei alguma coisa, sobre, e estou apenas curioso para saber se algum deles não era é cristão.

Eu perguntei isso originalmente no r / AskHistorians, mas aparentemente isso quebra a sua 'regra de 20 anos'. Assim, peço aqui. :)


Apenas dois presidentes dos EUA não se autodenominaram cristãos até agora: Lincoln (cujo caso é obscuro) e Jefferson (que rejeitou a ideia da divindade de Jesus e se tornou um deísta mais tarde na vida). [Editar: mas veja a melhor resposta de JMS, pois tem detalhes mais específicos e as coisas parecem ainda mais obscuras.]

Se você examinar a lista vinculada, verá uma nota adicional sobre Andrew Johnson, que era nominalmente cristão, mas é considerado um dos presidentes menos religiosos até hoje.

Se você olhar para a prática real, o atual ocupante da Casa Branca pode ser um bom acréscimo a essa lista. Enquanto cristão presbiteriano no papel, Trump exibe uma longa lista de comportamentos que, dependendo do ponto de vista, podem desqualificá-lo de ser considerado devoto. Ele notoriamente não vai à igreja e até foi censurado pela Igreja Presbiteriana por sua postura em relação aos imigrantes e refugiados.


Pergunta:
Os Estados Unidos já tiveram um presidente não cristão?

Resposta curta:

Aproximadamente 18% - 25% de todos os presidentes americanos eram "não cristãos". Ou dito de outra forma, pode-se argumentar que os Estados Unidos não tiveram um presidente cristão até o oitavo: o presidente Martin Van Buren, que foi reformista holandês. Digo discutível porque três presidentes em geral, e dois nos primeiros sete, são questionáveis: George Washington, Andrew Jackson e James Madison, cujas filiações religiosas quando presidente são discutidas por historiadores.

Tudo que foi dito sobre a repartição presidencial é ...

  • 33 protestantes
  • 4 deístas não trinitários - George Washington ?, Jefferson, James Madison (?), James Monroe
  • 4 unitaristas não trinitários - John Adams, John Q Adams, Milard Filmore, William Howard Taft
  • 3 Não especificado - Lincoln, Andrew Johnson, Andrew Jackson (?)
  • 1 católico romano - Kennedy

Termos:

Para responder a essa pergunta, é preciso definir o que significa ser cristão.
Para nossos propósitos, definiremos "cristão" amplamente como aqueles que acreditam na divindade de Cristo. Se você acredita que Cristo foi um profeta de Deus, como os muçulmanos acreditam para nossos propósitos, não o consideraremos cristão. Se você acredita que ele era um líder moral inteligente com boas idéias que você também subscreve, mas não o adora como deus, então, para nossos propósitos, isso não é cristão. Também incluiremos aquelas pessoas que não eram religiosas no cargo e nunca reivindicaram qualquer afiliação religiosa como não-cristãs.

É importante definir os termos porque ser um não cristão historicamente carregou consigo um estigma que os políticos estariam ansiosos para evitar. Muitos políticos que não se enquadram em nossas fronteiras simples, reivindicaram a designação de cristão, enquanto negavam a divindade de Cristo. Presidentes como Thomas Jefferson, que era deísta, se referia a si mesmo como cristão, mas sempre com ressalvas. Como Jefferson disse que ele era "cristão no único sentido em que ele (Jesus) desejava que alguém fosse", esse lado deu um passo à questão de que Jefferson não acreditava em Cristo como o filho de Deus, em milagres, ou mesmo em que Jesus foi influenciado por Deus.

(Presidente Jefferson para Benjamin Rush) 21 de abril de 1803.
Eu sou um cristão, no único sentido em que ele gostaria que alguém fosse; sinceramente apegado às suas doutrinas, de preferência a todas as outras; atribuindo a si mesmo cada humano excelência, e acreditando que ele nunca reivindicou qualquer outro. "

(Jefferson para Charles Thomson) 9 de janeiro de 1816.
Sou um verdadeiro cristão, ou seja, um discípulo das doutrinas de Jesus, muito diferente dos platônicos, que me chamam de infiel, e a eles próprios cristãos e pregadores do evangelho, enquanto extraem todos os seus dogmas característicos de seu autor nunca disse nem viu.

(Jefferson para Timothy Pickering) 1821 27 de fevereiro
Ninguém vê com maior prazer do que eu o progresso da razão em seus avanços em direção ao cristianismo racional. quando tivermos eliminado o jargão incompreensível da aritmética trinitária, que três são um e um é três; quando tivermos derrubado o andaime artificial, erguido para mascarar de vista a estrutura simples de Jesus, quando, em suma, teremos desaprendido tudo o que foi ensinado desde seus dias, e voltado às doutrinas puras e simples que ele inculcado, seremos então verdadeira e dignamente seus discípulos

Jefferson acreditava que Jesus tinha boas idéias e procurava influenciar as pessoas; da perspectiva de Jefferson, visto que ele leu a Bíblia e foi influenciado, ele poderia reivindicar a afiliação. Jefferson acreditava em Deus, mas não acreditava que Deus jamais interagiu com a humanidade.

Outros pais fundadores que se declararam cristãos, mas que não seguem nossa definição ampla, são John Adams e Millard Fillmore. John Adams era um unitarista cujas crenças religiosas são bem conhecidas por nós, e ele se referia a si mesmo como cristão, embora professasse a divindade de Cristo como uma "terrível blasfêmia". Então você teve presidentes como Millard Fillmore que era um unitarista e um membro fundador de uma congregação unitarista, filiado por três décadas, mas ainda negou sua filiação ao unitarismo quando abordado por outros unitaristas. Presidentes como William Howard Taft, que era abertamente unitarista, foram mais uma exceção.

Resposta detalhada:

8 a 11 de 44 (-) Presidentes por meio de Donald Trump tinham afiliação religiosa desconhecida (3) ou não se acreditava que fossem cristãos (Deístas (4), Unitaristas (4)).

(-) ver notas de rodapé

Deists, alguns dos quais valorizam os ensinamentos e a moral cristã, acreditam em um Deus da Natureza tipo Spinoza, desinteressado na experiência humana. Eles não acreditam na divindade de Jesus. Eles não acreditam que Deus já se comunicou com a humanidade direta ou indiretamente. Deístas eram o equivalente do século 18 aos ateus ou agnósticos. Antes de Darwin, em meados do século 19, não havia explicação para a existência da humanidade além de deus. Assim, os deístas atribuíram a criação da humanidade e do universo a deus, mas um deus que então se retirou e deixou a humanidade entregue ao seu próprio destino. Um deus que nunca interagiu nem se interessou pela humanidade.

Deísmo
crença na existência de um ser supremo, especificamente de um criador que não intervém no universo. O termo é usado principalmente para um movimento intelectual dos séculos 17 e 18 que aceitava a existência de um criador com base na razão, mas rejeitava a crença em uma divindade sobrenatural que interage com a humanidade.

Unitaristas também acredito em Deus, mas não na trindade. Os unitaristas também podem valorizar a ordem social e os ensinamentos morais do Cristianismo, embora não subscrevam as motivações divinas a esses ensinamentos. O nome Unitário é cunhado a partir de sua rejeição da trindade (três cabeças divinas), pois eles acreditam em 1 cabeça divina, o pai. Jesus não é um Deus-cabeça para os unitaristas. Os unitaristas referem-se às suas crenças como apoiando a "cristologia", os ensinamentos morais de Cristo, em vez de a si próprios como "cristãos". Eles não acreditam que Jesus era o filho de Deus no sentido de que ele era único, nem acreditam que ele foi ressuscitado dos mortos, nem enviado por Deus, nem que ele morreu por todos os homens, nem que pretendia criar uma religião chamado de Cristianismo, uma nova aliança com os homens.

Unitaristas acredite na autoridade moral, mas não necessariamente na divindade de Jesus. Sua teologia é, portanto, oposta à teologia trinitária de outras denominações cristãs.

A cristologia unitária pode ser dividida conforme se acredita ou não que Jesus teve uma existência pré-humana. Ambas as formas afirmam que Deus é um ser e uma "pessoa" e que Jesus é o (ou um) Filho de Deus, mas geralmente não o próprio Deus.

No início do século 19, o unitarista Robert Wallace identificou três classes particulares de doutrinas unitaristas na história:

  • Ariano, que acreditava na pré-existência do Logos, mas sustentava que Jesus foi criado e viveu apenas como humano;
  • Sociniano, que negou sua divindade original, mas concordou que Cristo deveria ser adorado; e
  • "Unitarista Estrito", que, acreditando numa" divindade incomunicável de Deus ", negava tanto a existência do Espírito Santo como a adoração do" homem Cristo ".

Como mencionado anteriormente, Jefferson é um não-trinitariano / deísta que se converteu na juventude enquanto estudava na William and Mary, o centro de ensinamentos deístas na Virgínia colonial.

A religião de James Monroe
Na Virgínia, o centro do deísmo era a alma mater de Monroe e Jefferson, o College of William and Mary em Williamsburg, uma instituição onde Washington também atuou como chanceler. “No final do século”, o Bispo William Meade da Virgínia, um episcopal ortodoxo, lembrou em suas Old Churches, Ministros e Famílias da Virgínia, “o College of William and Mary era considerado o viveiro da infidelidade e da política selvagem da França":


O colapso

  • 33 protestantes
  • 1 católico romano - Kennedy
    • 4 deístas não trinitários - George Washington?, Jefferson, James Madison (?), James Monroe
    • 4 unitaristas não trinitários - John Adams, John Q Adams, Milard Filmore, William Howard Taft
    • 3 Não especificado - Lincoln, Andrew Johnson, Andrew Jackson (?)

Possíveis 11 presidentes não cristãos.


Os pontos de interrogação

  1. George Washington

Mesmo durante sua vida, as pessoas não tinham certeza sobre o grau em que Washington acreditava no cristianismo. Como observado acima, alguns de seus contemporâneos o chamaram de deísta. O debate continua até hoje sobre se ele é melhor categorizado como um deísta ou como um cristão, e alguns escritores introduziram outros termos para descrever uma combinação dos dois.

  1. Andrew Jackson que era presbiteriano, mas só se juntou aos presbiterianos após sua presidência. Então, tecnicamente, sua religião como presidente era desconhecida.

    Andrew Jackson foi criado em uma família presbiteriana. Embora ele tivesse pouco interesse em religião desde o início, Jackson tornou-se cada vez mais religioso, juntando-se à Igreja Presbiteriana em 1838. (deixou o cargo em 1837).

  2. James Madison foi um episcopal discreto, mas seus escritos representam suas crenças religiosas como as de seu mentor e grande amigo Thomas Jefferson, isto é: deísmo.

    Considerado um deísta, James Madison, tarde na vida, escreveu: "A crença em um Deus Todo-Poderoso, sábio e bom é tão essencial para a ordem moral do mundo e para a felicidade do homem, que os argumentos que a reforçam não podem ser extraídos de muitas fontes."


Deists

  1. Thomas Jefferson
    citações fornecidas anteriormente.

  2. De James Monroe

    No entanto, ao longo dos anos De James Monroe biógrafos raramente mencionam suas opiniões religiosas. Mesmo aqueles que escreveram livros sobre a religião dos presidentes americanos encontraram pouco a dizer quando alcançaram a religião do quinto presidente dos Estados Unidos. Há uma razão para essa falta de material e é chamada de deísmo.


Os unitaristas

  1. John Adams

O biógrafo de John Adams e editor de suas Obras, seu neto Charles Francis Adams, escreveu que "com o espírito independente que no início de sua vida o afastou do ministério, [Adams rejeitou] as doutrinas proeminentes do Calvinismo, a trindade, a expiação e eleição… "
.
Além disso, o estudioso do estado da Igreja Greg Hamilton diz que John Adams criticou a noção da divindade de Cristo como uma "terrível blasfêmia".

  1. John Quincy Adams

    Ele se tornou um dos 27 membros fundadores da Primeira Igreja Unitarista de Washington. Sua aceitação do nome unitarista de forma alguma sinalizou uma mudança abrupta em seu pensamento, pois ele havia por muito tempo evidenciado inclinações liberais. Sua aceitação do cargo de professor em Harvard foi feita com a condição de dispensar o requisito usual de uma declaração de conformidade religiosa; além disso, seu profundo interesse pelo estudo da teologia e da Bíblia, apesar das incertezas que acompanhavam isso, indica que, na melhor tradição unitarista, ele era um buscador dedicado da verdade religiosa.

  2. Millard Filmore

    Fillmore tinha ideias liberais sobre religião. Ele foi criado por metodistas nominais, estudou com um juiz quacre e pode ter frequentado ou visitado uma sociedade unitarista de vida curta em Kelloggsville. No final de 1831, uma igreja unitarista foi organizada perto da casa dos Fillmores em Buffalo. Millard tornou-se membro fundador. Abigail, que havia sido criada como batista, não participou ativamente.
    A associação de Fillmore com a Primeira Igreja Unitarista de Buffalo durou 35 anos. Ele levou John Quincy Adams para a igreja com ele em 1843 e o presidente eleito Abraham Lincoln em 1861. Uma carta escrita em 1849, recusando um convite para falar em uma reunião unitarista em Boston, dizendo: "Eu simpatizo com aqueles que são liberais Cristianismo. Mas ainda não sou membro da igreja unitarista ", continua intrigante. Ele havia contribuído com muito dinheiro para a igreja unitarista, incluindo um pagamento registrado em 1848.

  3. William Howard Taft
    O único presidente unitarista desde Millard Fillmore, ele continua sendo o único chefe de justiça unitarista. Ele é lembrado pelos serviços prestados a seus colegas religiosos liberais e à American Unitarian Association.


Não Afiliado

  1. Andrew Johnson

Johnson não pertencia a nenhuma igreja e não era muito frequentador de igrejas. Embora fosse bastante tolerante com a religião e as crenças religiosas, Johnson demonstrou pouco interesse pessoal pela religião.

  1. Abraham Lincoln

William Herndon, o sócio jurídico de Lincoln, afirmou que Lincoln admirava os deístas Thomas Paine e Voltaire. Herndon, um defensor de Darwin, disse que Lincoln achava as obras de autores como Darwin e Spencer "totalmente pesadas demais para uma mente comum digerir", mas ele leu e estava "interessado ... muito" em um livro expondo essas idéias, "Vestígios de Criação ", e ele ficou" profundamente impressionado com a noção da chamada 'lei universal' - evolução ... e ele se tornou um fervoroso defensor da nova doutrina. "

Lincoln acreditava em Deus, mas alguns disseram que ele duvidava da ideia de que Cristo é Deus. Em uma declaração por escrito a Herndon, James W. Keyes disse que Lincoln

acreditava em um Criador de todas as coisas, que não tinha começo nem fim, que possuía todo o poder e sabedoria, estabeleceu um princípio, em obediência ao qual, os mundos se movem e são mantidos, e animel e vida vegetal veio à existência. Uma razão que ele deu para sua crença foi que, em vista da Ordem e harmonia da natureza que todos contemplavam, teria sido Mais miraculouis ter surgido por acaso do que ter sido criado e arranjado por algum grande poder pensante. [ 27]

Keyes também acrescentou que Lincoln disse uma vez

Quanto à teoria cristã, que Cristo é Deus, ou igual ao Criador, ele disse que é melhor ser considerado certo - pois, pelo teste da razão, todos podem se tornar infiéis nesse assunto, pois a evidência da divindade de Cristo veio a nós de alguma forma Forma duvidosa - mas que o Sistom do Cristianismo era pelo menos engenhoso - e talvez fosse calculado para fazer o bem.


Nota de rodapé

(-) Trump é dito ser o 45º presidente porque as pessoas contam Grover Cleveland duas vezes (22 e 24º presidentes). Para o nosso propósito de cálculo da porcentagem de presidentes não cristãos, havia apenas 44 pessoas que ocuparam o cargo de Presidência de Washington a Trump. Não precisamos contar Cleveland duas vezes em nosso cálculo.


Jefferson Quotes

  • 10 de agosto de 1787. (Jefferson para Peter Carr). "Fixe a razão firmemente em seu assento e convoque a seu tribunal todos os fatos, todas as opiniões. Questione com ousadia até mesmo a existência de um deus; porque, se houver um, ele deve aprovar mais a homenagem da razão do que a do medo vendado . "
  • 21 de abril de 1803. (Jefferson para Benjamin Rush). "[P] as corrupções do Cristianismo, eu de fato me oponho; mas não aos preceitos genuínos do próprio Jesus. Eu sou um cristão, no único sentido em que ele desejava que alguém fosse; sinceramente apegado às suas doutrinas, em preferência por todos os outros; atribuindo a si mesmo toda excelência humana, & acreditando que nunca reivindicou qualquer outra. "
  • 26 de setembro de 1814. (Jefferson para Miles King). "Devo sempre acreditar que a religião é substancialmente boa, que produz uma vida honesta, e fomos autorizados por alguém, a quem você e eu igualmente respeitamos, a julgar a árvore por seus frutos. Nossos princípios religiosos particulares estão sujeitos à responsabilidade para só nosso deus. Não pergunto por ninguém e não incomodo ninguém com o meu: nem nos é dado nesta vida saber se o seu ou o meu, os de nossos amigos ou de nossos inimigos são exatamente os que estão certos. "
  • 9 de janeiro de 1816. (Jefferson para Charles Thomson). “Eu também fiz um livrinho, com os mesmos materiais, que chamo de Filosofia de Jesus. É um paradigma de suas doutrinas, feito recortando os textos do livro e arrumando-os nas páginas de uma folha em branco livro, em uma determinada ordem de tempo ou assunto. um bocado mais belo ou precioso de ética que eu nunca vi. é um documento que prova que sou um verdadeiro cristão, ou seja, um discípulo das doutrinas de Jesus, muito diferente dos platônicos, que me chamam de infiel, e deles próprios cristãos e pregadores do evangelho, embora tirem todos os seus dogmas característicos do que seu autor nunca disse nem viu. Eles compuseram dos mistérios pagãos um sistema além da compreensão do homem , da qual o grande reformador da viciosa ética e deísmo dos judeus, caso voltasse à terra, não reconheceria uma característica. Se eu tivesse tempo, acrescentaria ao meu livrinho os textos em grego, latim e francês, em colunas lado a lado, e eu gostaria de poder juntar um tr anslation do Syntagma de Gassendi das doutrinas de Epicuro, que, não obstante as calúnias dos estóicos e caricaturas de Cícero, é o sistema mais racional remanescente da filosofia dos antigos, tão frugal de indulgência viciosa e fecundo de virtude quanto o hiperbólico extravagâncias de suas seitas rivais. "
  • 1821 27 de fevereiro. (Jefferson para Timothy Pickering). "Ninguém vê com maior prazer do que eu o progresso da razão em seus avanços em direção ao cristianismo racional. Quando tivermos eliminado o jargão incompreensível da aritmética trinitária, que três são um e um é três; quando devemos derrubamos o andaime artificial, erguido para mascarar de vista a estrutura simples de Jesus, quando, em suma, teremos desaprendido tudo o que foi ensinado desde seus dias e voltar às doutrinas puras e simples que ele inculcou, nós serão então verdadeira e dignamente seus discípulos: e minha opinião é que se nada tivesse sido adicionado ao que fluiu puramente de seus lábios, o mundo inteiro hoje seria cristão. Eu sei que o caso que você cita, do Dr. Drake , tem sido comum. os construtores de religiões distorceram e deformaram as doutrinas de Jesus, tão abafadas em misticismos, fantasias e falsidades, as caricaturaram em formas tão monstruosas e inconcebíveis que chocaram o razoável kers, para revoltá-los contra o todo, e levá-los precipitadamente a declarar seu fundador um impostor. se nunca tivesse existido um Comentador, nunca teria existido um infiel. no presente avanço da verdade, que ambos aprovamos, não sei se você e eu podemos pensar da mesma forma em todos os pontos. como o Criador não fez duas faces iguais, então não há duas mentes e provavelmente não há dois credos. bem sabemos que entre os próprios unitaristas há fortes nuances de diferença, como entre os doutores Price e Priestley, por exemplo. então pode haver peculiaridades em seu credo e no meu. eles são formados honestamente, sem dúvida. Não desejo incomodar o mundo com os meus, nem ser incomodado por eles. essas contas devem ser acertadas apenas com aquele que nos criou; e a ele o deixamos, com caridade por todos os outros, dos quais também ele é o único juiz legítimo e competente. Não tenho dúvidas de que em breve todo o nosso país se unirá à Unidade do Criador e, espero, às puras doutrinas de Jesus também.